sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Elevador Lacerda O ponto turístico mais famoso de Salvador !


Em 1967, Jorge Amado publicou o livro Bahia Boa Terra Bahia, no qual dizia que em sua terra “tudo é misturado – anjos e exus, o barroco e o agreste, o branco e o negro.” A Bahia é, de fato, um palco de sincretismos. Na capital do estado, esse amálgama é ainda mais acentuado. Ao que parece, a única coisa que não se mistura é a topografia, marcada por dois níveis explicitamente separados: a Cidade Alta e a Cidade Baixa. Talvez por isso o Elevador Lacerda tenha se tornado um dos principais cartões-postais de Salvador.


Em dezembro de 2006, o Conselho Consultivo do Iphan tombou o monumento que une as duas partes da capital baiana. O arquiteto Paulo Ormindo de Azevedo, membro do Conselho, diz que o Elevador Lacerda, por sua engenharia complexa, representa “uma afirmação corajosa do homem sobre a natureza, assim como o alargamento da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, e o Masp, em São Paulo”.

O desenho atual do Elevador Lacerda data de 1930, quando foi ampliado e remodelado, ganhando linhas art déco. Mas a construção é anterior: ele foi inaugurado em 1873 com o nome de Elevador Hidráulico da Conceição. Foi o engenheiro Antonio de Lacerda quem financiou a remodelação e, após sua morte, acabou rebatizando o monumento que, devido aos custos, o levara à falência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário